Se você aprecia a praticidade dos tablets, mas que tem uma necessidade maior de um equipamento com mais recursos, para redigir textos e elaborar planilhas, os ultrabooks podem ser uma boa opção. Eles são tão portáteis quanto os tablets, mas com recursos equivalentes a netbooks e notebooks.
Com formato semelhante aos netbooks, que são notebooks mais compactos, mas com alguns recursos reduzidos, como leitor e gravador de DVD, os ultrabooks possuem recursos equivalentes aos notebooks mais poderosos, entretanto, com a facilidade de inicialização imediata como o que ocorre nos tablets.
Essa nova categoria de computadores portáteis foi apresentada pela Intel em maio deste ano, durante a Computex 2011, realizada em Taiwan. Com essa novidade, a empresa, que é a maior fabricante de processadores em todo o mundo estima que os ultrabooks abocanhem uma fatia de 40% do mercado mundial de notebooks até o final do ano que vem.
Mas existe muita diferença entre os notebooks e netbooks existentes no mercado com os ultrabooks ?
A diferença é que essa nova categoria apresenta equipamentos mais finos, com até 20 milímetros de espessura, mais leves (com peso de até um quilo), bem como apresentam telas sensíveis ao toque, assim como os tablets, bateria com autonomia que pode durar mais de dez horas, além de uma memória maior, por sua alta capacidade de processamento.
Estima-se que os ultrabooks deverão chegar ao mercado até o final deste ano, com peço inferior a US$ 1 mil nos Estados Unidos. O primeiro equipamento lançado no mercado é o Ultrabook UX21, da marca Asus.
Com um design “unibody”o UX21 possui corpo em alumínio estilizado, possui 17 mm de espessura e com peso aproximado de 1,1 kg. Apesar das pequenas dimensões, é uma máquina poderosa: conta com 4 GB de RAM e 6Gb/s SSd no disco SATA. Também possui uma tela bem maior do que as dos netbooks: com 11,6 polegadas e resolução de 1366 X 768 pixels.
Segundo o fabricante, o aparelho possui uma autonomia em sua bateria de até sete horas, além de contar com a função “Instant On”, que proporciona que o aparelho saia do estado de hibernação em apenas dois segundos, aproximadamente.
O preço ainda não foi divulgado pela Asus. Resta aguardar para que esses equipamentos sejam vendidos no Brasil. Por isso, se você procura um equipamento que além de usar a internet e redes sociais também o ajude no seu trabalho durante viagens ou fora de casa, é bom aguardar essa nova opção no mercado de informática.
Por Selma Isis
|
|
Assunto: netbooks, tablets, tecnologia, ultrabooks
Assunto: netbooks, tablets, tecnologia, ultrabooks