RECEITAS COREANAS




Receitas Coreanas: Apesar de saborosa, sua cozinha ainda é pouco conhecida no Brasil

receita coreanaEstamos nos primeiros meses de um novo ano e que tal incrementar os seus pratos do dia a dia de uma forma diferente ? Uma boa alternativa é investir em pratos da culinária oriental, muito saborosos e saudáveis.

Quando falamos em pratos da culinária oriental, normalmente pensamos na cozinha chinesa ou japonesa, mas nem imaginamos o mundo de cores e sabores que oferecem os pratos de outras nações do oriente, como a coreana.

Apesar das barreiras da língua e culturais, graças aos avanços da internet, sua cozinha que ainda é pouco conhecida no Brasil, aos poucos vem conquistando os amantes de uma comida de sabor exótico e saudável.

Quem já tem alguma afinidade com as cozinhas chinesa e japonesa, também irá apreciar as receitas coreanas. Em geral os pratos coreanos são à base de arroz, pimenta e vegetais, e servidos na forma de guisados e sopas.

No final de janeiro, um dos principais encontros da gastronomia mundial, o “Madrid Fusión”, que acontece na Espanha, fez uma homenagem à cozinha coreana, com chefs fazendo uma releitura das receitas coreanas tradicionais, que integram um movimento chamado de “nova cozinha coreana”.
Uma das características principais da cozinha coreana são seus pratos apimentados. Um item que não pode faltar é o Kimchi, uma conserva ácida à base de alho-francês, rabanete, nabo, acelga e pepino, que costumam rodear os pratos principais. Seu sabor ácido é decorrente de um processo de fermentação, e por isso o Kimchi provoca uma leve ardência no paladar.

Outro tempero muito usado nas receitas coreanas é a pasta vermelha, elaborada à base de pimenta da espécie conhecida no Brasil como “dedo-de-moça”. Mas, para quem pretende ingressar na arte da culinária coreana, o ideal é começar com o Bibimbap, prato feito à base de arroz, ovo, algas, cogumelos, cenoura e broto de soja, que são misturados pelo próprio comensal em uma panela de pedra.

O Bibimbap é fácil e rápido de se fazer, além de ser nutritivo e saboroso. No blog Receitas de Comidas, por exemplo, está disponível a receita completa deste prato coreano. Acesse: http://www.receitasdecomidas.com.br

Por Selma Isis




1 Comentário

  1. maria de fatima
    maria de fatima 08/02/2012 at 8:10 am

    ok,eu e meu neto ROMULO,gostamos dessa experiencia,foi bem divertida,prejuizo, so a perca da mala,valeu.

Deixe um comentário