Pombos: Doenças que Transmitem



doenças transmitidas pelo pomboSeja nas grandes ou pequenas cidades, em praças, escolas ou em edifícios eles estão lá, alguns acham bonitos e até os alimentam, enquanto que outros detestam não pela sua presença em si, mas pelas doenças que eles podem transmitir.

Os Pombos são aves que no Brasil é possível encontrar de diversos tamanhos e cores e seu hábito está baseado em se alimentar de frutas, resíduos, sementes ou grãos. Apesar do Pombo ser considerado o símbolo da Paz em muitos municípios eles causam sérios problemas sendo até mesmo chamado por alguns de “rato com asas”

No seguinte artigo confira alguns problemas que o tradicional Pombo pode ocasionar assim como as Doenças que podem ser transmitidas.

 
Problemas

Pombos como todos sabem causam grande sujeira, deixando automóveis com danos, ocasionando a morte de plantas, entupimento de tubulação e contaminação de alimentos. Um dos males nesse caso está relacionado à infestação de piolhos que apesar de não gostarem do corpo do ser humano pode trazer alergias.

 
Doenças Transmitidas pelo Pombo

Criptococose: Essa é uma doença causada pelo fungo transmitido pelas fezes, febre, tosse, anemia, mal estar entre outras enfermidades podem ocorrer.

Histoplasmose: também são micoses profundas, que têm afinidade pelo sistema respiratório. Os sintomas que podem ocorrer variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade e anemia, entre outros. São doenças oportunistas: o indivíduo pode ou não desenvolver a doença, dependendo de seu estado de saúde.

Ornitose: é uma doença infecciosa aguda, tem afinidade pelo sistema respiratório superior e inferior. Os sintomas são: febre, cefaleia, mialgia, calafrios, tosse.

Salmonelose: é uma doença infecciosa aguda, que tem afinidade pelo sistema digestivo. Alguns dos sintomas são: febre, diarreia, vômitos e dor abdominal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.

Toxoplasmose: é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, que pode se manifestar de forma assintomática na maioria dos casos, até mesmo sem causar nenhum dano, caso o hospedeiro não esteja com seu sistema imunológico comprometido, também pode acarretar abortos e nascimento de fetos mal formados.

Dermatites: são provocadas pela presença de ectoparasitas (ácaros) na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos.

 
O que Fazer ?
Embora causem alguns prejuízos no dia a dia é totalmente proibido fazer algum mal aos Pombos, pois a legislação brasileira prevê pena para quem abater esse tipo de ave, porem medidas simples podem ajudar a evitar que eles se instalem até mesmo no telhado da sua casa, portanto:

  • Tape frestas na telhas
  • Não os alimente
  • Coloque telas protetoras
  • Coloque elementos visuais que os assustem

Muitos acham que alimentar Pombos é ajudá-lo, em seu habitat natural ele ultrapassa tranquilamente 10 anos de vida, enquanto que esses que vemos todos os dia tem em média 5 anos de vida.




Deixe um comentário