Joanete – Causas e Tratamentos




Joanete e suas Causas

Joanete é uma deformidade acentuada que ocorre no dedão do pé, ocorre com mais frequência na população adulta e além de deixar feio esteticamente a Joanete traz ao seu portador dores e incômodos.
Na maioria das vezes, quem tem joanete já nasce com esta predisposição genética, embora o problema possa aparecer ou se agravar com o uso de sapatos inadequados. As mulheres são as mais atingidas em função do uso de sapatos de salto alto e bico fino ao longo dos anos.
Muitos acham que a joanete é um osso que cresceu de forma desordenada porem na verdade essa deformidade pode estar ligada ao histórico familiar ou , doenças sistêmicas pré-existentes (artrite reumatóide ou outras doenças reumáticas), anatomia óssea do pé, frouxidão ligamentar etc.
Existem alguns fatores que devem ser observados diariamente, pois pode ser o surgimento de joanete tais como Dores na Planta do pé, Calos e Estalos durante o andar

Tratamento para joanetes

Joanetes podem ter tratamento conservador com mudanças nos calçados, uso de ortopédicos, descanso, gelo, e medicamentos. Esses tipos de tratamentos visam mais aliviar os sintomas do que corrigir a deformidade. Cirurgia para joanete pode ser necessária se o desconforto for severo o bastante, ou quando a correção da deformidade for desejada.

Prevenção

É possível prevenir joanetes mesmo com aqueles que têm histórico familiar, principalmente as mulheres devem reciclar os seus calçados dando um tempo para que seus pés descansem, usar sapatos altos o dia inteiro só vai colaborar e muito para o aparecimento de joanete, calçados confortáveis são imprescindíveis para o seu bem estar, caso tenha ou está predisposto em ter joanete não hesite em consultar um médico ortopedista, ele é o profissional melhor recomendado para tal patologia.




Deixe um comentário