Instalações elétricas devem seguir um padrão de cores



[ad#banner-300x250]

Instalações elétricas devem seguir um padrão de coresMuito se fala sobre a importância de se fazer um projeto benfeito em uma residência, bem como da compra de produtos certificados e de ter cuidados na instalação. Mas existem algumas simples ações que podem ser adotadas, mas que nem sempre são aplicadas pelos profissionais da área ou consumidores. Dessa forma, uma das principais fabricantes de cabos e fios elétricos, a SIL, alerta aos usuários para que façam uma correta escolha das cores dos condutores que serão instalados tanto em estabelecimentos comerciais quanto em residências.

Existe uma norma estabelecida pela legislação brasileira, a NBR 5410:2000, que determina as duas principais regras que precisam ser seguidas para escolher a cor de cabos e fios elétricos. Uma dessas regras determina o condutor neutro, que deve ser da cor azul-clara em todas as instalações. A segunda estabelece sobre o condutor de proteção, conhecido pelo nome popular de terra, que deve ser verde, ou então amarelo e verde, chamado de “brasileirinho”.

Além disso, a norma ainda dispõe de que as outras cores têm uso livre, mas que não devem ser aplicadas para o terra e o neutro. Durante a instalação podem ser aplicadas para que diferenciem os vários circuitos elétricos, como os de ar condicionado, chuveiros, tomadas e iluminação. Dessa forma, vai facilitar o trabalho em manutenções futuras.

Especialistas apontam de que o uso correto das cores de cabos e fios elétricos beneficia muito usuário. Isso porque sem nenhum outro gasto, alia segurança à instalação elétrica ao identificar e harmonizar corretamente os seus condutores elétricos, conforme cada função. Além disso, dá mais segurança ao eletricista na hora de fazer futuras manutenções de rotina, pois terá uma melhor referência dos fios terra e neutro.

Apesar de existir uma norma que estabelece um padrão de cores nas instalações elétricas, muitos profissionais, por terem aprendido a função somente na prática não dão valor a essas regras, que são muito importantes para preservar sua saúde e integridade física.

Pensando em conscientizar esses profissionais, a SIL promove regulamente cursos gratuitos sobre instalações elétricas no Estado de São Paulo, em parceria com a AES Eletropaulo, concessionária estadual de serviços de energia elétrica. Também realiza ações em todo o Brasil, através de parcerias com distribuidores de materiais de construção e elétricos.

Para saber onde será realizado um treinamento mais perto de sua casa, acesse o site da SIL:  www.sil.com.br ou ligue para o SAC: 0800 55 0008.

Por Selma Isis



Deixe um comentário