Uma recente pesquisa realizada nos EUA apontou que cerca de 70% dos homens acreditam ser mais fácil cuidar da manutenção do carro de que da própria saúde. Realizada com 501 homens com idades de 45 a 65 anos, pela Rede de Saúde do Homem norte-americana e divulgada no último mês de junho.
Além disso, o estudo apontou que mais de 40% dos homens abordados considera mais fácil resolver problemas da manutenção do carro do que das questões relacionadas à sua saúde. Dessa forma, eles ignoram sintomas de que algo vai errado na saúde e relutam em consultar um médico. Por isso, a pesquisa aponta que 28% dos entrevistados não se consultam regularmente com um médico.
O estudo fez parte de uma campanha nacional realizada em terras norte-americanas em todo o último mês de junho, chamada de “T-Talk Tune-Up”, e organizada pela matriz da revista masculina Men’s Health Network e a Abbott, que pretendem aumentar seus conhecimentos a respeito da saúde masculina. Um dos garotos-propaganda da campanha é Terry Labonte, campeão de NASCAR (modalidade de corridas automobilísticas que faz sucesso nos EUA).
Labonte declarou em entrevista de que com ajuda de sua esposa, passou a pensar mais sobre sua saúde, tanto quanto se preocupa com o seu carro. Dessa forma, agora realiza check ups anuais para verificar se sua saúde está em dia.
Especialistas apontam de que os homens devem fazer pelo menos cinco exames regulares todos os anos: pressão arterial, testosterona, colesterol, próstata e testículos. Os exames regulares ajudam a identificar mais rapidamente doenças tratáveis, como baixos índices de testosterona.
No caso dessa doença, que atinge milhões de homens somente nos EUA, traz diversas complicações para a saúde, como aumento de gordura corporal, diminuição da densidade óssea, baixa contagem de esperma, perda de pelos no corpo, diminuição da massa corporal, entre outros.
Por isso, procure sempre cuidar de sua saúde em primeiro lugar, já que doenças reduzem muito a qualidade de vida e impossibilitam a realização de outras tarefas, inclusive de cuidar do carro.
Por Selma Isis
|
|