Dicas para voltar à boa forma após o parto



[ad#banner-300x250]

Após realizar o sonho de ser mãe, muitas mulheres têm dificuldades em retomar ao peso anterior após a gravidez. Seja pela falta de exercícios, exageros na alimentação ou alterações hormonais, o fato é que no final da gravidez, o ponteiro da balança dispara.

Nem mesmo as famosas escapam do excesso de peso. Esse é o caso de Luciana Gimenez, apresentadora da Rede TV, que atualmente segue uma rotina rígida de dieta e exercícios para voltar à boa forma após sua segunda gravidez. No entanto, com dedicação e disciplina, é possível emagrecer e ficar linda após a gestação.

Mãe de três filhos, a personal trainner e apresentadora de TV Solange Frazão esbanja beleza e saúde aos 48 anos. Por ter um condicionamento físico invejável, a apresentadora costuma ser sempre muito consultada para dar dicas de como ter uma boa forma física. Nada melhor do que ela para dar dicas para as mamães de primeira viagem retomarem suas medidas  após o parto.

Ela indica exercícios passivos de flexão e extensão de coxas, pernas e pás, com o objetivo de ativar a circulação sanguínea da região, diminuindo assim o inchaço. Além disso, massagens nesses locais devem ser feitas logo após o parto. Ela também recomenda que a mulher mantenha uma correta postura na hora da amamentação, evitando dessa forma dores nas costas.

A personal trainner também passa orientações para a alimentação pós-parto. Nos dias seguintes depois de dar à luz, a mulher precisa manter uma dieta que tenha por volta de 2.500 calorias diárias, para uma boa produção de leite e retomar seu peso corporal. Devem fazer parte da dieta os seguintes alimentos: germe ou farelo de trigo, frutas, verduras e legumes.

Evite consumir açúcar em excesso, frituras, condimentos, gordura animal e farinhas refinadas. Procure tomar muitos líquidos, em especial muita água, além de sucos de frutas naturais e leite, pois amamentar aumenta a sede da mãe.

Por fim, para as mulheres preocupadas com o peso que acumulou após a gestação, é importante saber que ocorre uma diminuição de peso de 4,5 a 5,0 quilos imediatamente após dar à luz. Isso acontece por causa da saída do bebê, que costuma pesar em média 3,5 quilos, além de sangue e líquido amniótico (aproximadamente 1,0 quilo) e da placenta (cerca de meio quilo). Além disso, o organismo irá liberar de 1,5 a 2,0 quilos nos 10 dias seguintes, referentes ao líquido que ficou retido ao longo da gestação.

Por Selma Isis




Deixe um comentário