Azia: Queimações e Problemas Gástricos






[ad#banner-300x250]

Azia, Queimações e Problemas GástricosMuitas pessoas sentem ou já sentiram, pelo menos uma vez ao mês, uma dor aguda por trás do esterno: é a azia. No caso de se ver acometido por esta incômoda patologia gástrica, é aconselhável a ingestão do bom e velho antiácido, pois assim, haverá uma neutralização da queimação e um alívio imediato.

A azia pode assemelhar-se a uma dor cardíaca, visto que, atinge a área do coração. Entretanto, um ataque cardíaco típico é descrito como uma dor torácica esmagadora e constritiva, ao passo que, a azia caracteriza-se pela queimação e é acompanhada por um gosto ácido na boca e por rouquidão. A seguir, elenco algumas orientações sobre antiácidos, isolantes do bolo estomacal e bloqueadores H2.

 

Antiácidos: sua composição contém fórmulas de cálcio, magnésio ou sódio, que possuem a função de neutralizar o ácido no estômago. Começam a atuar em poucos minutos, e uma dose após as refeições pesadas ou indigestas aliviará os sintomas de dores gástricas.

Isolante do Bolo Estomacal: esse agente forma uma camada espumosa sobre o bolo estomacal, protegendo o esôfago do ácido hidroclorídrico. Em geral, uma dose após as refeições propicia um efeito eficaz em até 4 (quatro) horas, e em sendo possível um descanso ou uma “dormidinha”, a ação será mais contundente.

Bloqueador H2: proporciona o bloqueio da histamina, que é um agente químico responsável pela produção de ácido no estômago. Uma dose antes das refeições atuará por até 12 (doze) horas e levam, em média, mais de meia hora para agirem. Se os sintomas persistirem, por duas semanas ou houver dois ou mais episódios de azia por semana, é possível que seja um sinal de refluxo gastroesofagiano.

Artigo escrito por Gustavo

Gustavo Spirandelli é advogado, Pós-graduado em Direito Público, Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial / Empresarial, e Especialista/MBA em Marketing e Estratégias de Comunicação. Contato – spirandelliblog@hotmail.com

Publicidade