Atenção para a vela de ignição de sua moto



[ad#banner-300x250]

Vela ignição da motoQuem possui uma motocicleta, é natural que o veículo apresente dificuldades na partida de vez em quando. Quando surge o problema, qual é a primeira coisa que imagina? Pane elétrica? Combustível adulterado? Existem muitas causas que podem levar a moto a ter problemas de partida. E você sabia que uma simples avaliação da vela da ignição pode ajudar a identificar qual é a verdadeira origem do problema.

De acordo com especialistas, a condição da vela de ignição das motos pode colaborar a identificar o motivo das distintas panes nesses veículos. Quando a moto apresenta dificuldades na hora da partida, se essa peça estiver encharcada, a origem do problema pode estar no motor afogado, obstrução no filtro de ar de que a folga dos eletrodos está fora dos padrões.

Entretanto a dificuldade de dar a partida também pode ter outras origens. Se a vela de ignição encontrar-se carbonizada, o motivo pode ser vela muito fria para as condições de uso; combustível adulterado; baixa velocidade de uso; problema no sistema de ignição; ponto de ignição atrasado; abuso do afogador ou até uma folga inadequada nos eletrodos. Engenheiros informam que se a carbonização estiver úmida, além das causas anteriores, as causas podem vir da falta de assentamento das válvulas, ou pelo desgaste de pistões e anéis dos cilindros.

Outras panes apresentadas pelas motocicletas, como funcionamento irregular do motor ou marcha lenta irregular também podem decorrer das condições da vela de ignição: encharcamento, carbonização seca e carbonização úmida. Segundo especialistas, se as falhas ocorrerem em médias e altas rotações, é preciso verificar se existem resíduos, como álcool na peça. Se existirem, é por causa de aditivos no álcool, impurezas ou lubrificantes que não se queimaram em determinadas situações.

Por fim, ainda existem duas situações em que a vela de ignição pode ajudar o proprietário a identificar problemas na sua motocicleta, como erosão no pistão, furo, batida de pino e perda de potência na aceleração. Costumam ser problemas na pré-ignição e a peça poderá apresentar detonação ou superaquecimento.

Nessas ocasiões, as causas podem ser a mistura pobre, uso de combustível errado (como usar álcool em um motor a gasolina), taxa de compressão muito alta, vela muito quente, falta de aperto na peça ou ponto de ignição adiantado.

Por Selma Isis




1 Comentário

  1. jivaldo
    jivaldo 21/11/2012 at 11:45 am

    eu tenho um fiesta 2001 motor zetec só em ligar ele já encharca a 1:e3:vela e o carro fica muito fraco o que fazer?
    Só que ele já aqueceu e fiz o trabalho depois disso que vem acontecendo isso.

Deixe um comentário