AIDS: Jovens ainda têm dúvidas






Mesmo bem informados a respeito do uso da camisinha, não são todos os jovens que reconhecem o preservativo como o método mais eficaz para a prevenção da AIDS. É o que apontou uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também apontou um alto índice de jovens que praticam sexo sem proteção.

AIDS Jovens ainda têm dúvidasTrata-se de um dado preocupante, já que segundo dados do Ministério da Saúde, mais da metade dos novos casos da doença atingem pessoas de 15 a 24 anos. Na pesquisa feita pela UFMG, que entrevistou 1.137 estudantes do ensino médio da cidade de Vespasiano, na região metropolitana da capital mineira, apontou que precisa ser reforçada a educação sexual nas escolas, mas com uma abordagem individual e profissionais capacitados.

Dos adolescentes entrevistados, 81% responderam de que estão informados pelo risco de transmissão do vírus HIV pela relação oral, e que 79% dos estudantes sabem que a forma mais segura de prevenção de vírus é a camisinha.

Mesmo com todos esses conhecimentos, os jovens ainda se relacionam sem proteção, e têm dúvidas sobre as diversas formas de contágio, em especial com seus parceiros fixos. Especialistas apontam que como eles não imaginam de que um parceiro estável possa trair o outro, a maioria dos jovens acredita que a camisinha é desnecessária nos relacionamentos estáveis.

Além disso, a pesquisa concluiu de que existe a necessidade de dar valor aos aspectos regionais, especialidades de gênero e questões subjetivas. Isso acontece porque as abordagens em grupo são eficazes, mas não são suficientes no caso do trabalho com jovens. Especialistas apontam de que a abordagem grupal acaba inibindo os participantes em exporem suas dúvidas pessoais. Por isso, indicam uma maior troca de informações entre educadores e profissionais da saúde.

A pesquisa também apontou de que as próprias pessoas que esclarecem dúvidas dos jovens não compreendem bem alguns pontos importantes, e com isso permanecem dúvidas simples nos jovens, que colaboram para o aumento de pessoas nessa faixa etária contaminadas pela AIDS.

Como as principais fontes de informações dos adolescentes são os amigos, televisão, e pais, estes, por último têm um importante papel para orientá-los. Unindo pais, educadores e profissionais da saúde, é possível colaborar na diminuição dos casos da doença entre os jovens brasileiros.

Por Selma Isis

Publicidade